Subscribe:

domingo, 16 de outubro de 2016

Governo envia reforços para controle dos incêndios florestais em Caxias

O Governo do Estado reforçou o efetivo que está engajado no combate aos incêndios florestais em Caxias e nas regiões vizinhas. Na sexta-feira (14), o 5º Batalhão de Bombeiros Militar (BPM) recebeu reforço de novas guarnições do Batalhão de Bombeiros Ambiental de São Luís. Com o reforço, 79 bombeiros militares estão mobilizados nas guarnições de combate a incêndio florestal e nove viaturas estão dando apoio ao serviço, que conta ainda com 20 homens na reserva operacional pertencentes à escola de formação Tiro de Guerra (TG) de Caxias.

O comandante do Corpo de Bombeiros do Maranhão (CBMMA), coronel Célio Roberto, informou que também serão disponibilizadas duas aeronaves do Grupo Tático Aéreo (GTA) para o combate aos incêndios florestais na região. As aeronaves estarão equipadas com a tecnologia ‘Bambi Bucket’, equipamento que permite despejar água sobre os focos mais isolados de incêndio. A primeira aeronave chegou a Caxias no sábado (15) e a segunda chega neste domingo (16).
“Essas aeronaves vão servir tanto para fazer esse combate direto dos focos mais isolados, como também vai servir para os casos em que precise fazer o rescaldo e tenha dificuldade de acesso, onde as viaturas não chegam, as equipes que farão o rescaldo da área serão transportadas pela aeronave até o local”, explicou o comandante do CBMMA, coronel Célio Roberto.
Com o reforço do efetivo, as ações realizadas durante o sábado (15) ocorreram, simultaneamente, em três povoados com ações de identificação, controle e combate aos focos de incêndio florestal. Os bombeiros também estão realizando o monitoramento do avanço e extinção do fogo, uma vez que em alguns pontos isolados na mata o fogo se mantém ativo devido ao aumento da temperatura.

A vegetação seca, os ventos fortes e as temperaturas elevadas têm potencializado os incêndios na região, fazendo o fogo se espalhar rapidamente queimando áreas de matas próximo de casas. Com a chegada das guarnições e o emprego de equipamentos para extinguir o incêndio, a situação está sendo controlada.

O comandante do 5°BBM, major Hérisson Mouzinho, informou que não houve registro de outras residências queimadas e nem de vítimas de queimaduras. Ele ressaltou que o Corpo de Bombeiros está recomendando para a população suspender a prática de queima de roça e lixo nas proximidades da vegetação seca para evitar o risco de novos focos de incêndio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pesquisar este blog